sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Oswaldo propõe transporte coletivo gratuito a gestantes e mães de recém-nascido no município

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na Secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe transporte coletivo gratuito no município a gestante e mães de recém-nascido de baixa renda até hospitais e postos de saúde durante os primeiros sessenta dias de vida.

Segundo Oswaldo, a propositura atende à necessidade da população mais carente que necessitam desse tipo de benefício. “Garantir às gestantes de baixa renda o acesso ao transporte público é de suma importância para que esta mãe e seu bebê consigam obter o máximo de aproveitamento na área de saúde, podendo assim realizar adequadamente o tratamento pré-natal nos postos de saúde e hospitais da rede pública”, disse.

No documento, Oswaldo explica que a secretaria de saúde será responsável pelo cadastro das gestantes e pela concessão de um cartão identificador a ser apresentado no momento de embarque no veículo do transporte público. O passe gestante terá a validade de onze meses, sendo nove de gestação e dois após o nascimento. “A atenção do médico durante o pré-natal protege a mulher e o recém-nascido, diminuindo as complicações que podem surgir no decorrer da gravidez, além de prevenir e diagnosticar alterações que venham a ocorrer neste período tão importante”, ressalta na propositura.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado em Plenário, durante sessão ordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário