quarta-feira, 30 de maio de 2012

Maria Cristina Luchiari Pisoni e Maria Fernanda Grecco Meneghel recebem títulos de cidadania em sessão solene

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (29), em sessão solene, o título de cidadã emérita a Maria Cristina Luchiari Pisoni e de cidadã americanense a Maria Fernanda Grecco Meneghel, pelos relevantes serviços prestados ao município. As homenagens foram motivadas por projetos de decreto legislativo de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM). A solenidade aconteceu no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.

Participaram da solenidade os vereadores Adelino Leal (PT), Luciano Correa (PSDB), Oswaldo Nogueira e Reinaldo Chiconi (PMDB), o prefeito de Americana Diego de Nadai, o vice-prefeito Seme Calil Canfour, o juiz de Direito da 2ª Vara Criminal Eugênio Augusto Clemente Júnior e Maria Celeste Chad, representando a primeira dama do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, além de autoridades, convidados e familiares das homenageadas.

Durante o uso da palavra, Oswaldo enalteceu e ressaltou a importância do trabalho realizado pelas homenageadas. “É importante lembrarmos das pessoas que ajudam a cidade de Americana. As homenageadas possuem uma grande qualidade moral e uma dedicação benemérita. Tive a honra de conhecê-las na campanha “Pense Rosa” e ter o apoio dessas senhoras que foram com certeza responsável pelo sucesso da campanha. Elas trouxeram uma carreta do hospital de combate ao câncer de Barretos, que durante uma semana realizou exames gratuitos em mais de mil mulheres. Essas mulheres são exemplo para que outras pessoas possam vir, somar a essa causa e ajudar às pessoas que necessitam”, ressaltou o autor da homenagem.

De Nadai parabenizou o autor das proposituras, e falou sobre o orgulho e a honra em poder homenagear as duas pessoas fundamentais no desenvolvimento social da cidade. “Tenho acompanhado a atividade social das homenageadas e posso dizer em nome dos 210 mil habitantes da cidade de Americana que me sinto muito feliz em estar homenageando as duas Marias que estão aqui, uma como cidadã emérita e a outra como cidadã americanense por tudo aquilo quer fizeram, fazem e farão pelo nosso município. É muito mais que merecido essa homenagem”, ressalta o chefe do executivo.

Maria Cristina Pisoni aproveitou a oportunidade para agradecer o vereador pela indicação e a Maria Fernanda Meneghel pela oportunidade em participar da campanha “Pense Rosa”. “É impossível mencionar todos que gostaria de agradecer, mas quero agradecer principalmente ao vereador Oswaldo Nogueira pela indicação desse título e à minha amiga Fernanda que me deu a oportunidade de participar da campanha, que foi especialmente importante para mim, pois foi quando implantamos o núcleo de prevenção ao câncer de Americana. Naquele momento optamos a não fazer assistencialismo e partir para algo mais amplo, que era a conscientização da prevenção”, afirmou a cidadã emérita.

A cidadã americanese Maria Fernanda Meneghel se disse emocionada com a homenagem. “Passei a semana emocionada e o dia de hoje mais emocionada ainda. Quero agradecer ao vereador Oswaldo Nogueira pela indicação e por estarmos jutos nesse projeto tão maravilhoso. Americana está no meu sangue e faz parte de toda a minha história, eu me sinto muito honrada por morar nessa cidade. Quero agradecer a todos por compartilharem esse momento tão importante em minha vida”, ressaltou.

Representando a primeira dama do Estado de São Paulo, Maria Celeste Chad utilizou a palavra para ler uma carta para a homenageada Maria Fernanda Meneghel. “O pouco tempo que te conheço passei a te admirar e pude reconheçer uma pessoa inteligente emprendedora que sabe compartilhar. Falar de você é falar de solidariedade de amizade, carinho e respeito. A sua história de vida é linda quero aproveitar para dizer o quanto te admiro”, escreveu a primeira dama do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin.

Homenagens

O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Câmara entrega títulos de cidadania a Maria Cristina Luchiari Pisoni e Maria Fernanda Grecco Meneghel


A Câmara Municipal de Americana entrega nesta terça-feira (29), em sessão solene, o título de cidadã emérita a Maria Cristina Luchiari Pisoni e de cidadã americanense a Maria Fernanda Grecco Meneghel, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.

As homenagens foram motivadas por projetos de Decreto Legislativo de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM), ambos aprovados por unanimidade. “A iniciativa de apresentar o projeto de título de cidadania para a Maria Fernanda Grecco Meneghel e para a Maria Cristina Luchiari Pisoni se deu pela extensa biografia e principalmente pelo trabalho comunitário que elas realizam”, afirmou Oswaldo na justificativa dos projetos.

Maria Cristina Luchiari Pisoni

Nascida em 09 de agosto de 1963 em Americana, é filha de Athos Carlos Pisoni e Adelina Luchiari Pisoni e tem como irmãos Maria Luiza Luchiari Pisoni Belucci, Maria Cláudia Luchiari Pisoni Duarte Fortunato e Athos Pisoni Filho. Casada com Roberto Romi Zanaga, industrial, proprietário da Rede Todo Dia de comunicação, tem uma filha: Maria Victoria Luchiari Pisoni Romi Zanaga.

Iniciou seus estudos nas tradicionais escolas da cidade, ingressando primeiramente no Instituto de Educação Estadual Presidente Kennedy. Seguiu para o curso superior como Bacharel em Educação Física na Pontifica Universidade Católica de Campinas.

Maria Cristina, em sua expansiva ação educacional e cultural, está envolvida em variadas atividades, sempre se colocando à disposição com atitudes em favor da vida, como servidora das causas sociais. Participou diretamente de muitos atos e eventos caritativos e filantrópicos.
         
Colocou em prática o projeto de responsabilidade social do jornal Todo Dia, auxiliando entidades e instituições da região. Algumas das entidades assistidas: Centro Infantil Boldrini; Dia FAM; Associação Espírita de Americana; Casa de Retiro São José do Trevo; Creche João Paulo II; APAE – Selo Empresa Solidária e Rotary, entre outras.

É fundadora e 1ª Presidente do biênio 2000 do Núcleo de Prevenção ao Câncer de Americana, com o objetivo de conscientizar a necessidade da prevenção à doença, através de palestras, diminuindo a carga de exames da rede pública e utilizando parcerias da iniciativa privada, com as campanhas “Sábado sem câncer de mama”, “Sábado sem câncer de próstata”, “Sábado sem câncer de pele”, “Sábado sem câncer de pulmão”, “Sábado sem câncer de boca”, “Sábado sem câncer de laringe, faringe e traqueia”, o seminário de prevenção ao câncer, a Campanha do SESI e o Pense Rosa.

Maria Fernanda Grecco Meneghel

Nascida em 20 de março de 1947, na cidade de São Paulo, é filha de Rui Gilberto Grecco e Marli Lauletta Grecco. Casada com José Luiz Meneghel, é mãe de Lucca Grecco Meneghel.

Mudou-se para Americana com os pais aos sete anos de idade. Iniciou seus estudos nas tradicionais escolas da cidade, cursando a Faculdade de Tecnologia/FATEC de Americana, tendo concluído como Tecnóloga Têxtil.

Sempre com o espírito voltado a favorecer as pessoas que necessitam de ajuda, Maria Fernanda Grecco Meneghel pertenceu durante dez anos ao Núcleo de Prevenção ao Câncer de Americana. Foram realizadas muitas campanhas de prevenção à população, também com a prevenção do câncer de próstata, mama, pulmão e pele, além de muitas outras atividades preventivas, sendo atendidas mais de 2.800 pessoas.

Maria Fernanda retrata Americana com amor, e afirma que é a cidade de gente que trabalha, cidade bem cuidada de boa sociedade local, perto de grandes centros, de bom comércio, povo acolhedor e amistoso. “É uma cidade em que posso afirmar que ‘nasci’, pois, foi aqui que me criei, onde comecei a trabalhar e me interessar pelo comércio e pela indústria”, disse.

Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.

Legenda da foto: Maria Cristina Luchiari Pisoni, Oswaldo Nogueira e Maria Fernanda Grecco Meneghel.








terça-feira, 22 de maio de 2012

Oswaldo propõe alteração na lei que proíbe o uso de sacolas plásticas


O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na quarta-feira (17) um projeto de lei em que altera a lei nº 5.026/2010, de autoria do vereador Odair Dias (PV), em que di...spõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo.
De acordo com o autor, o principal objetivo do projeto é defender o cidadão que durante décadas teve a facilidade da embalagem gratuita. “A implantação da lei teve o objetivo favorecer o setor dos supermercados prejudicando os pequenos comerciantes. A cobrança pelas embalagens e a despreocupação com o consumidor que não levar sua sacola retornável é um passo atrás na qualidade dos serviços”, afirma Oswaldo.

Ainda no projeto o parlamentar altera o inciso III que trata sobre a utilização das caixas de papelão para o armazenamento de produtos. “As caixas de papelão que foram usadas anteriormente como embalagem original de produtos químicos e tóxicos como caixas de sabão em pó, água sanitária, detergentes, amaciantes entre outras, são um risco a saúde pública”, ressalta.

“No próprio rótulo dos produtos a indicação é conservar fora do alcance das crianças, não ingerir, evitar inalação ou inspiração e principalmente não reutilizar embalagens vazias”, explica.

No documento Oswaldo propõe aos estabelecimentos que seja oferecido gratuitamente ao consumidor o transporte dos produtos adquiridos até veículo automotor ou domicílio indicado. “Esta ação poderá gerar novos postos de trabalho ou investimentos nos supermercados que foram retirados com a proibição das sacolas plásticas e principalmente proteger a população de qualquer risco a saúde”, conclui o parlamentar.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado em Plenário, durante sessão ordinária.

Liminar suspende os efeitos da lei municipal
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu no dia 10 de junho de 2011 por tempo indeterminado os efeitos da lei municipal de Americana que proibiu a distribuição de sacolas plásticas no comércio da cidade. A decisão atende a um pedido de liminar feito pelo Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico de São Paulo) em uma ação direta de inconstitucionalidade.

Segundo a Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis) - entidade "escalada" pelo sindicato para comentar a ação - os argumentos usados para aprovar a lei são infundados. "Sacolas representam apenas 0,2% do lixo urbano, portanto ela não pode ser uma vilã. Não é ela a causadora da poluição. Tudo o que está sendo veiculado provem de um desconhecimento profundo do assunto", afirma o presidente Alfredo Felipe Schimitt

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Oswaldo sugere campanha de orientação sobre riscos da hepatite C

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações da Administração Municipal sobre a divulgação e orientação dos riscos da hepatite C e sugere a realização de campanhas de conscientização sobre a doença.

No documento, Oswaldo lembra que se estima que mais de quatro milhões de pessoas estejam contaminadas com os vírus das hepatites B e C no Brasil, e somente 150 mil foram diagnosticadas. “A hepatite C não tem vacina, mas tem tratamento gratuito pelo SUS. Só existe uma forma de saber se uma pessoa é portadora do vírus da hepatite C: fazendo o teste”, afirma.

Segundo o parlamentar, o poder público deve promover no município campanhas e ampla divulgação dos riscos da doença. “As pessoas não têm o conhecimento da gravidade da doença e da importância do diagnóstico precoce. Se essas pessoas não forem diagnosticadas e tratadas logo no início, só poderão ser salvas com transplante de órgãos”, ressalta.

Oswaldo solicita à Administração Municipal que, na semana do dia 28 de julho – data celebrada mundialmente como o Dia Internacional de Combate à Hepatite –, os prédios públicos fiquem iluminados com as cores de combate à hepatite, amarelo e vermelho, e testes rápidos e gratuitos sejam feitos, associados a grandes campanhas de divulgação nos terminais urbanos de ônibus, praças e em outros locais de grande circulação de pessoas.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17).





Dia do Coletor e Varredor de Rua


  Hoje é Dia do Coletor de Lixo e do Varredor de Rua.
  Parabéns para esses profissionais tão importantes para a manutenção das nossas cidades.



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Oswaldo solicita informações e providências sobre a proliferação de caramujos no município

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana em que solicita informações e providências da secretaria de Governo e Ação Comunitária sobre a proliferação de caramujos em alguns pontos do município.

De acordo com o parlamentar, vários munícipes foram ao seu gabinete reclamar sobre a infestação de caramujos em suas residências. “Segundo os solicitantes a situação em alguns pontos chega ser praticamente incontrolável”, disse Oswaldo. Outra dificuldade relatada pelos moradores é a dificuldade em resolver o problema, já que existem terrenos baldios e praças abandonas, locais onde estes bichos se proliferam.

Segundo Oswaldo, é muito importante que o problema seja combatido de uma forma rápida e efetiva. “Esses caramujos podem por em risco a saúde das pessoas, e principalmente das crianças que passam em torno da praça”, conclui.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (10). 

Título de Eleitor