quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Oswaldo solicita informações sobre término nas obras da Praça 15 de Novembro

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na terça-feira (07) na Secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre o término das obras na Praça 15 de Novembro, na região central da cidade.

Na propositura, o vereador relata que tem sido procurado por comerciantes que reclamam que a obra está inacabada, o que acaba gerando grande transtorno à população. “A obra se encontra inacabada e servindo de abrigo para moradores de rua”, explica Oswaldo.

O parlamentar destaca ainda no documento que a finalização da obra é muito importante devido à construção do cenotáfio, e também por melhorar as condições de trabalho dos comerciantes. “A finalização dessa obra é muito importante, porque é nela que será projetado e erguido o cenotáfio que incentiva a doação de órgãos”, acrescenta.

No requerimento, Oswaldo solicita ao setor competente que seja informado qual a previsão de término da obra. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09).


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Oswaldo propõe implantação de programa de coleta seletiva contínua de resíduos tecnológicos em Americana

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a implantação do Programa de Coleta Seletiva Contínua de Resíduos Tecnológicos em Americana.

De acordo com o parlamentar, o objetivo do programa é conscientizar a população sobre o descarte correto desses resíduos, inclusive quanto a possíveis danos à saúde e ao meio ambiente decorrentes do descarte inadequado. “Um dos grandes problemas ambientais é o descarte de resíduos tecnológicos, visto que há tempos o descarte de equipamentos com tais características vem se avolumando, diante das atualizações tecnológicas que tornam os produtos cada vez mais descartáveis em curto espaço de tempo”, afirmou Oswaldo.

No documento, Oswaldo explica que os resíduos tecnológicos são aqueles gerados pelo descarte de equipamentos tecnológicos de uso profissional, doméstico ou pessoal como computadores, monitores, televisores, celulares, telas, displays, impressoras, teclados, mouses, caixas de som, drivers e câmeras, entre outros.

Segundo o vereador, a coleta pode gerar benefícios ao município. “A coleta desses resíduos pode estimular atividades profissionais de reciclagem, reutilização e descarte de resíduos tecnológicos, podendo gerar inúmeros benefícios sociais e econômicos”, ressalta.

Na propositura, Oswaldo explica ainda que a prefeitura municipal deverá elaborar e realizar campanhas de educação ambiental visando implementar o programa, ficando responsável também pela coleta  e reciclagem, tratamento ou descarte final dos resíduos.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado em Plenário, durante sessão ordinária.