quarta-feira, 16 de maio de 2012

Oswaldo sugere campanha de orientação sobre riscos da hepatite C

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações da Administração Municipal sobre a divulgação e orientação dos riscos da hepatite C e sugere a realização de campanhas de conscientização sobre a doença.

No documento, Oswaldo lembra que se estima que mais de quatro milhões de pessoas estejam contaminadas com os vírus das hepatites B e C no Brasil, e somente 150 mil foram diagnosticadas. “A hepatite C não tem vacina, mas tem tratamento gratuito pelo SUS. Só existe uma forma de saber se uma pessoa é portadora do vírus da hepatite C: fazendo o teste”, afirma.

Segundo o parlamentar, o poder público deve promover no município campanhas e ampla divulgação dos riscos da doença. “As pessoas não têm o conhecimento da gravidade da doença e da importância do diagnóstico precoce. Se essas pessoas não forem diagnosticadas e tratadas logo no início, só poderão ser salvas com transplante de órgãos”, ressalta.

Oswaldo solicita à Administração Municipal que, na semana do dia 28 de julho – data celebrada mundialmente como o Dia Internacional de Combate à Hepatite –, os prédios públicos fiquem iluminados com as cores de combate à hepatite, amarelo e vermelho, e testes rápidos e gratuitos sejam feitos, associados a grandes campanhas de divulgação nos terminais urbanos de ônibus, praças e em outros locais de grande circulação de pessoas.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17).





Nenhum comentário:

Postar um comentário