sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Oswaldo recebe apoio à campanha “Pense Rosa” de conscientização sobre o câncer de mama

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) recebeu nesta sexta-feira (30) em seu gabinete uma carta da coordenadora do Dia Rosa do estado de São Paulo, Alice Carta, parabenizando o vereador pela Campanha Pense Rosa, que será realizada entre os dias três e nove de outubro, e foi criada através do projeto de lei de sua autoria.

Na carta, a coordenadora agradeceu o vereador pelo empenho em prol da Campanha do Câncer de Mama. “Gostaria de parabenizar o vereador pela iniciativa deste projeto de conscientização das mulheres. O Dia Pense Rosa, aprovado em Americana, é motivo de orgulho para todos nós, pois é a primeira cidade brasileira que possui um projeto de lei que decreta que todos os anos, haja uma semana rosa na cidade”, declara.

Segundo Oswaldo objetivo da campanha é divulgar e conscientizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao final da carta a coordenadora se coloca à disposição para qualquer dúvida e deixa uma mensagem. “Espero que sua iniciativa sirva de exemplo para todo o Brasil”, declarou Alice.

Durante a semana serão realizadas várias atividades no município, que iluminará seus monumentos de cor-de-rosa, cor que representa a iniciativa em todo o mundo. A secretaria de saúde participa da campanha Pense Rosa com serviços e orientações às mulheres como avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, exames de diabetes, colesterol e triglicérides. Além de sessões de massoterapia.


Confira a programação da campanha "Pense Rosa"

- De 03 a 08/10 - Praça David Garcia: Grupo Reviver orientando a população com a Mama Amiga, informando sobre o autoexame, distribuição de panfletos de conscientização, além da troca das camisetas para a caminhada; tenda de serviços da Secretaria de Saúde à disposição da população para orientação e esclarecimentos sobre a campanha e prevenção ao câncer de mama.

  Troca de camisetas: um quilo de alimento por camiseta. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Americana.  

- 06/10 – Chá da Tarde - Clube do Bosque - das 16 às 20 horas. Convite bônus - R$ 20,00, que será trocado por produtos licenciados da ONG comercializados no local, sendo 20% da renda destinada ao grupo Reviver, de Americana. Palestra de conscientização e direitos do portador de câncer. 

- 07 e 8/10 – Carreta de exames - cedida pelo Hospital do Câncer de Barretos, atenderá no dia 7, com 20 vagas de mamografia e 40 de papanicolau, das 14 às 18h. No dia 8, serão 40 vagas de mamografia e 60 de papanicolau, das 8 às 18h. Orientações e serviços da Secretaria de Saúde. Local: Praça David Garcia.

  - 9/10 - Caminhada - Saída do Jardim Botânico, seguindo pela Avenida Brasil até o CCL, sendo 8h30 a concentração e largada, às 9 horas.  Unidade de Imprensa

*Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura de Americana.

                                                                                

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projetos que serão apresentados durante a sessão ordinária desta quinta-feira(29)

Projetos de minha autoria que serão discutidos e votados nesta quinta-feira(29) durante a sessão ordinária no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo às 14h na Câmara Municipal de Americana. Aguardo a presença de todos.

Primeira Discussão.

Do Projeto de Lei nº 106/2011, de autoria do vereador Senhor Oswaldo Nogueira, que “cria o Programa Municipal de Atração de Investimentos Artísticos e Culturais em Americana”.

Do Projeto de Lei nº 123/2011, de autoria do vereador Senhor Oswaldo Nogueira, que “torna nulos os efeitos da Lei nº 5.026/ 2010, que dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo.”

Requerimentos.

766/11 - OSWALDO NOGUEIRA
Requer informações sobre o estado em que se encontram as árvores dos passeios públicos de Americana.

767/11 - OSWALDO NOGUEIRA
Requer informações da Administração Municipal, sobre reciclagem de pneus usados.

768/11 - OSWALDO NOGUEIRA
Requer informações da Unidade de Parques e Jardins, sobre a possibilidade de remoção de um pé de coqueiro no passeio público na Rua Colômbia nº 45, Frezarim. Existe uma muda plantada ao lado. Reitera indicação nº 131/2011.

769/11 - OSWALDO NOGUEIRA
Requer informações da Administração Municipal após estudos sobre a viabilidade da colocação de semáforos no cruzamento das Ruas Ary Meireles com Tamoio no Bairro Santa Catarina. Reitera indicação nº 682/2011.

770/11 - OSWALDO NOGUEIRA
Requer informações da Administração Municipal, no programa de desratização no município.

771/11 - OSWALDO NOGUEIRA
Requer informações quanto ao não cumprimento da Lei Municipal 4561, de 10 de dezembro de 2007, que “Cria o Serviço de Verificação de Óbitos na Secretaria Municipal de Saúde e dá outras providências”. 
 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Programa Municipal de Desratização

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou nesta terça-feira (27) um requerimento em que solicita informações da Administração Municipal sobre o programa de desratização no município. No documento, o vereador explica que foi procurado por moradores que relataram a preocupação com o excesso de baratas nas bocas de lobo devido ao calor intenso.

 
Segundo o parlamentar, a Administração Municipal desenvolve programas de desratização no município, trazendo alívio à população em geral. “Quero alertar que em determinados locais de nosso município o programa de desratização não está sendo realizado, causando a proliferação desses animais”, explica Oswaldo.


De acordo com o parlamentar, foi elaborado um requerimento questionando a Administração Municipal se o programa de desratização e a limpeza em todos os bairros do município estão sendo realizadas e se a campanha é feita por etapas ou setores específicos. O vereador solicitou também o envio de cópia do cronograma de ações.


O requerimento será discutido e votado pelos vereadores durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29).

Comemoração do Dia Rosa

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na terça-feira (30) na Secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que dispõe sobre a comemoração mundialmente conhecida como Dia Rosa.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é divulgar e conscientizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.“Devido a sua freqüência o câncer de mama é temido pelas mulheres pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. O câncer se diagnosticado no início tem cura”, afirma Oswaldo na propositura.

No documento o vereador explica que todo o dia cinco de outubro o poder público fica responsável pela iluminação do prédio da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, do portal de Americana, dos prédios das Secretarias Municipais, dos Espaços Históricos, Turísticos e Culturais do município, com luzes na cor rosa. “Acreditamos que a comemoração será de grande oportunidade para, despertar a atenção dos cidadãos americanenses e divulgar importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, nas décadas de 60 e 70 foi registrado um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade. “De acordo com o Exame Clínico das Mamas (ECM) a maior incidência de câncer de mamas varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59”, explica o autor na justificativa do projeto.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado em Plenário, durante sessão ordinária.

Dia Rosa O Dia Rosa é uma data nacional comemorada anualmente na semana do dia cinco de outubro.A iniciativa do Dia Rosa nasceu há 10 anos na Califórnia (EUA), quando o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.

Os primeiros movimentos contra a doença começaram com a adoção do laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Fomen for the Cure, para a Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque em 1990.

Desde então entidades começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama denominadas como Outubro Rosa.

Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos,surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. No ano passado a coloração rosa chegou à Torre Eiffel, em Paris no Cristo Redentor, um dos maiores símbolos nacionais.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Oswaldo Nogueira visita feira na Vila Dainese

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) visitou na quinta-feira (15) a feira, localizada na Rua Joaquim Pupo no bairroVila Dainese, para verificar como está a fiscalização e a instalação dos banheiros públicos durante a realização das feiras.

Durante a visita, Oswaldo conversou com todos os feirantes sobre as melhorias que haviam sido solicitadas em seu gabinete devido às precariedades no local de trabalho e que foram realizadas em um espaço curto de tempo. “Em pouco tempo conseguimos aumentar a fiscalização e o número de banheiros químicos nas feiras”, afirma o parlamentar.

O representante dos feirantes, Wilson Demaret Junior, agradeceu ao parlamentar pela visita e por solucionar os problemas apresentados. “Quero agradecer ao Oswaldo por resolver os problema que estávamos enfrentando há vários meses. Ficamos surpresos com a agilidade em que tudo aconteceu”, afirmou Demaret Junior.

Oswaldo aproveitou a oportunidade para mostrar todos os seus projetos de melhoria para as feiras livres. “Sou autor de vários requerimentos e projetos de lei para a melhoria das feiras livres na cidade. Quero deixar o meu gabinete a disposição para todos vocês”, concluiu o parlamentar.

Oswaldo se reúne com feirantes de Americana

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) reuniu-se na segunda-feira (22) em seu gabinete com um grupo de feirantes de Americana, para discutir sobre alguns problemas encontrados durante a realização das feiras livres.

Durante o encontro, o representante dos feirantes, Wilson Demaret Junior, relatou ao parlamentar problemas como a redução do número de banheiros químicos, a invasão de camelôs e a falta de fiscalização. “Um dos problemas que estamos enfrentando há vários meses é a questão do número de banheiros químicos, que antes era um feminino e um masculino e agora esse número foi reduzido para um, utilizado por todos”, afirmou Demaret Junior.

Oswaldo mostrou aos feirantes os requerimentos apresentados na Câmara, nos quais solicitou fiscalização e o aumento de banheiros químicos durante as feiras livres no município. “Sou autor de vários requerimentos em que solicito aumento de banheiros químicos e a fiscalização durante a realização das feiras. As mulheres que acabam sendo as mais afetadas com essa mudança dos banheiros químicos. Precisamos arrumar uma solução”, disse o parlamentar.

Segundo Oswaldo, a reunião foi muito importante para solucionar os problemas apresentados pelos feirantes. “Foi uma reunião produtiva, conversei com o Secretário de Obras, Flávio Biondo, e conseguimos dar o primeiro passo que é voltar os dois banheiros químicos e a fiscalização durante as feiras”, concluiu.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Oswaldo questiona possibilidade de implantação de heliporto no Hospital Municipal

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na terça-feira (02) um requerimento em que solicita informações da Administração Municipal sobre a possibilidade da implantação de um heliporto no novo conjunto construído como extensão do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

De acordo com o parlamentar, Americana tornou-se um dos principais centros nos atendimentos de emergências da região metropolitana de Campinas. “Muitas vezes o atendimento fica comprometido pelo imenso fluxo de veículos nas rodovias Anhanguera e Luiz de Queiroz, dificultando assim a locomoção destes pacientes até o pronto atendimento”, afirma.

Oswaldo ainda destaca no requerimento que com a construção e ampliação do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a implantação de um heliporto no local possa facilitar o transporte e pronto atendimento às vítimas. “Estive conversando com o Major Gaspar, sub-comandante do Grupamento Aéreo do Estado de São Paulo, que explicou como é importante a implantação de um heliporto para o socorro de pessoas em situação emergencial”, explicou Oswaldo.

Segundo o vereador a implantação será de grande importância. “Com um heliporto o atendimento as pessoas acidentadas será de forma imediata utilizando o helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, conclui Oswaldo.